sábado, 11 de dezembro de 2010

Primeiro Amor



Experiência de todo ser humano, o primeiro amor. Mais imaturo, talvez o mais sincero, sem dúvida o mais intenso. Aquele que lembramos o resto da vida, rindo ou chorando, de alguma forma lembramos...

Então quais seriam os ensinamentos do primeiro amor?

Intensidade. Estamos livres de qualquer carga emotiva traumática, prontos para viver essa experiência ao máximo, ate exageradamente dado a inexperiência. Cheios de expectativas, curiosos e fortes.

A beleza da ingenuidade. ''O meu caso é diferente, vai ser pra sempre!" Quem nunca disse isso ao se tratar do seu primeiro amor? Nossa pureza é capaz de cada coisa, uma delas é ignorar tudo que vemos e ouvimos para viver a nossa experiência, o nosso momento.

Sinceridade. Nós sentimos, falamos e agimos sem medo, sem timidez, sem preconceitos. Movidos apenas por aquele sentimento predominante, como ja dito, ingênuo e intenso.

A dor. Dor da decepção, da conclusão, da expectativa. "O pra sempre, sempre acaba" como diria Renato Russo... Sofremos tanto por termos nos expostos com sinceridade, e vemos isso como se fosse a pior coisa do mundo, o nosso fim.

Desilusão. Nos tornamos céticos, revestidos de espinhos, tudo por medo, traumatizados por termos sido tão sinceros e abdicado de tantas coisas por alguém que não nos deu o devido valor. Nos vitimizamos como se isso não fosse natural.

Amadurecimento. O prazer de todas as etapas é chegar nessa, quando você percebe que não existe vítima, respeita a sua dor e a do outro, respeita seu momento sem desdenho, sabe que o que você passou foi realmente sincero, serviu muito para seu crescimento, não tem por que se envergonhar ou arrepender.

Quem sabe depois de passar por isso tudo estamos realmente preparados a nos entregar ponderadamente. Mas considerando a espécie humana, temos que avaliar todas as possibilidades. Ahh as diferenças, essa é a nossa maior beleza! Isso aqui descrito por mim pode não ter acontecido com você ou ocorreu de uma forma diferente, questionar e criticar também faz parte de nossas diferenças. Como sempre digo e reforço novamente, as diferenças que nos movimenta e é totalmente digna de apreciação, além do mais é nelas que tiramos grandes lições.

Por isso, saboreie sua fase como deve ser, sem receio. Só teremos realmente vivido de modo que valha a pena se sairmos diferentes de como entramos.

2 comentários: