quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Respeito



Não somos tão coerentes assim quanto gostaríamos... Somos capazes de admirar profundamente toda a diferença cultural no âmbito religioso, mas na hora de respeitar um simples gosto musical o assunto muda. Somos capazes de repugnar o estereótipo nordestino e ao mesmo tempo considerar que a maioria dos profissionais da área de saúde são alienados. Além de termos a incrível facilidade de dizer que respeitamos as distinções de cada homem mas que definitivamente o meu ponto de vista é o mais apurado.

Enfim, no que consiste respeito? Por que aceitamos em nós o antagonismo mas no próximo não? Qual é a diferença entre eu e ele?

Vocês não acham hipocrisia em um país tão miscigenado, abençoado por Deus, Olorum, Jeová, Oxalá, Alá, termos impregnado tantas convicções? Vocês não acham hipocrisia também, termos a mais clara certeza que todo ser humano é diferente e mesmo assim considerar as nossas verdades imperiosas?

E quando consideramos adolescentes que idolatram um famoso mais alienado que nós, que só enxergamos a nossa versão e em nenhum momento nos questionamos sobre isso.

Ja dizia Nietzsche: ''As convicções são cárceres. Mais inimigas da verdade do que as próprias mentiras.'' Mas é claro, o indivíduo toma a sua verdade como absoluta, para ele e para todos, tornando-se altivo, sectário e alienado das próprias convicções.

Cuidado! Você como ser humano esta propício a sobrepor sua opinião a de qualquer um, e ao mesmo tempo achar imperdoável o modo como a burguesia controla o sistema por exemplo. A final, qual é a diferença de uma pessoa que não respeita a opinião do seguinte com aquela que não respeita a condição humana de cada um? Será mesmo que ha um abismo separando essas ações ou apenas lhe falta poder para agir assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário