sábado, 2 de abril de 2011

Pior que um é nenhum



 Deixe-me desculpar pra começar. Deixe-me desculpar pelo o que estou preste a dizer, penso que sinto algo por você.
 Isso é estanho, como pensar em sentir?
 Simples, o problema todo esta em admitir. Isso é tão clichê... Os povos mesopotâmicos, egípcios, da terra média, dos anos 30, nossos contemporâneos... Todos temos uma grande dificuldade de lidar com o orgulho, com o medo, com a rejeição.
  Se acreditamos na vida eterna, se acreditamos que só estaremos aqui na Terra uma única vez, se temos certeza da morte... Por que limitar nossos sentimentos apenas ao nosso coração? Por que não espalhar nossas ideias, nossos afetos, nossos sentimentos? Por que nos sentirmos vítimas com corriqueiros fatos da vida?
 Deixe-me desculpar pelos meus 'e se?', probabilidades e/ou possibilidades nunca fez alguém chegar a algum lugar.
 Deixe-me desculpar por ficar 'entre', entre minha dúvida e minha fé, entre mentira e a verdade, coragem e medo, entre a superficialidade e a entrega.
 Um dia eu fui minha própria segurança, só eu me bastava, mas hoje, hoje tudo mudou. Tudo mudou quando decidir enxergar o mundo tal como eu entendia, e não como outros me sugeriram uma compreensão. Tudo mudou quando percebi que agora eu tenho que me virar, que meus sentimentos são comuns e não devo sentir necessidade de pedir ajuda por algo que todos passamos, e que de alguma forma temos dificuldades semelhante.
 Tudo mudou quando percebi que começar pode ser tão simples, que dizer adeus nem sempre é o melhor caminho, que a rejeição nem sempre representa um 'não' definitivo.
 Tudo mudou quando percebi que pior que um é nenhum. Pior que ter uma chance é não pensar nem por nenhum segundo em aproveita-la, pior que não amar uma pessoa é não escolher nenhum indivíduo para compartilhar tal dádiva, pior que não ter um sentimento positivo e não desenvolver nenhum dentro de si.
 Pior que não acreditar que temos uma única qualidade, é nunca termos vistos as inúmeras que nós mesmos possuímos, e as outras que todo mundo também. Qualidades que nos completa, ensina, amedronta ou encoraja. Que nos faz sentir vivos ao nos fazer sentir como se realmente tentássemos, aproveitássemos, do tempo e das oportunidades que sabemos que temos e que vivemos no presente.
 Deixe-me desculpar por pensar de mais, e sentir de menos.

Um comentário: